Categorias | Enciclopédia, Etiqueta

Tags |

Abrir uma garrafa de Champanhe

Publicado a 29 Fevereiro 2012 por Carla Rocha

Uma vez que estas bebidas gaseificadas costumam ter uma pressão considerável, é necessário ter algum cuidado na altura de as abrir, e evitar sempre, qualquer tipo de abertura estrondosa ou violenta, fazendo pontaria com a rolha, ou agitando a garrafa. O melhor é segurar a garrafa com um pano limpo, para evitar que deslize.
Primeiro retire o papel de alumínio que cobre o topo da garrafa. De seguida retire a ‘malha’ (arame que cobre a rolha). Com algum cuidado, segure na rolha e gire-a lentamente (sem mudar de direcção, de modo a evitar que se parta), faça um pouco de força para cima, enquanto gira a rolha até que esta saia. Nunca solte a rolha da mão, deixando que saia livremente.
Para uma maior comodidade e não contando com saca-rolhas, como para o vinho, podemos inclinar ligeiramente a garrafa (45º) para uma melhor abertura da mesma.
Tem de se ter o cuidado de ter à mão um copo, para evitar que se verta champanhe sobre a mesa ou sobre o chão. Serve-se os copos com cuidado, sem derramar o líquido, já que esta é uma bebida gasosa, pelo que há que ter cuidado por causa da espuma. Se a bebida não tem gás, o melhor é rejeitar a garrafa.
Como é uma bebida que se toma muito fria (entre 5º a 8º) não se enchem demasiados copos, para evitar que perca a frescura. O copo a usar deverá de ser do tipo flute.
Se não se serve logo a garrafa toda durante a primeira ronda, deve de se ter um recipiente com gelo, onde a colocar, para que não perca a sua temperatura ideal.






http://www.paparoka.com/abrir-uma-garrafa-de-champanhe/

Deixe o seu comentário