Categorias | Enciclopédia, Etiqueta

Tags |

Almoço

Publicado a 29 Fevereiro 2012 por Carla Rocha

O almoço é uma das principais refeições do dia, e costuma ser servido entre as 13 e as 15 horas.

É muito variável em função do país onde tenha lugar, em países do norte da Europa é servido entre as 13, e 13:30 horas. Em Espanha e Itália, por exemplo, é servido mais tarde por volta das 14, 14:30. A sua duração varia entre os 45 minutos e a 1 hora.

Os almoços tanto podem ser num restaurante como em casa, e se o tempo o permitisse podiam-se fazer num terraço de um restaurante ou num jardim de casa, se houvesse.

Na hora de escolher o menu deve-se de optar pela simplicidade e pela qualidade. Escolher um prato com nome complexo ou estrangeiro, não é sinónimo de qualidade.

Um menu equilibrado seria: uma entrada (consome, sopa, etc. ) que no verão pode ser um prato mais fresco como o gaspacho ou uma salada; o primeiro prato, que costuma ser um prato de peixe; um segundo prato, que costuma ser de carne ou prato similar. Habitualmente, opta-se por uma entrada e um segundo prato, para não se comer mais nada. Pelo que a entrada pode ser um prato mais consistente seguido por um prato de carne ou peixe. Na hora de escolher a sobremesa, opta-se pela fruta, e na maioria dos casos por uma sobremesa doce como uma tarte, pastel ou mousse ou ainda doces tradicionais da região onde nos encontremos. Quando a comida for muito ‘pesada’, é recomendável comer um gelado ou um sorvete, por serem muito digestivos.

Procure eleger um menu equilibrado combinando um prato suave com um mais consistente. Por exemplo, se pedir um prato de caça, será conveniente pedir algo mais ligeiro de entrada e uma sobremesa muito digestiva como um sorvete. Também é conveniente pedir pratos de época, já que estes se encontram na sua melhor qualidade.

Se o almoço é em casa, deve de contar com certas particularidades dos seus convidados, como regimes especiais por diversos motivos (diabetes, úlceras, etc. ). Também deve de ter em conta o tema respeitante às bebidas. Para além de vinho deverá de ter água e sumos, para as pessoas que não bebem álcool. Em comidas formais, não é habitual servir refrescos de nenhum tipo.

Outro factor importante, é calcular bem o número de convidados para que não fique sem bebidas e comida. Há sempre que dispor de mais comida do que a quantidade necessária para o numero de convidados. Também há que contar com soluções de ‘reserva’ para cobrir qualquer imprevisto.






http://www.paparoka.com/almoco/

Deixe o seu comentário