Categorias | Enciclopédia, Etiqueta

Tags |

Brunch

Publicado a 29 Fevereiro 2012 por Carla Rocha

Em muitos programas utiliza-se o termo de ‘coffe break’.
Este tipo de refeição vai entre o pequeno almoço (breakfast) e o almoço (lunch), e desta fusão saiu o termo brunch (breakfast+lunch=brunch).
Este tipo de refeição é utilizado na maior parte das vezes em reuniões, congressos ou seminários nos quais se faz um pequeno descanso a meio da manhã, para tomar algo.
Também é utilizada no meio de reuniões de negócios nas quais se conta com um serviço de cafetaria, podendo ainda ser servido inclusivamente, nas mesmas instalações ou sala onde se celebra a reunião.
Pela hora em que é servida, a composição dos produtos confeccionados é muito similar a de um pequeno-almoço. Ainda que, pelo avanço da manhã, se possa incluir algum alimento mais consistente.
A composição habitual costuma ser: sumos, café, leite, chá e chocolate, pastelaria diversa, manteiga, marmeladas, fiambre… e como foi dito pode incluir-se algum tipo de prato mais consistente, muito vinculado também ao tipo de pessoas que acudam ao acto. Os estrangeiros estão mais acostumados a tomar comidas mais fortes pela manhã (salsichas, ovos mexidos, bacon, …).
Como, por regra geral, este tipo de comida é um descanso no meio de uma reunião de trabalho, curso, congresso ou seminário, a sua duração é muito curta, e não deveria de exceder a meia hora.
Serve também de ponto de encontro para fazer algumas apresentações e aprofundar de uma maneira mais ampla o conhecimento sobre os outros participantes. Se metemos conversa e passa o tempo que temos marcado como pausa, o melhor será marcar para posteriormente continuar a conversa e assim evitar atrasar a entrada ao resto dos participante ou regressar tarde ao acto.
Dependendo do lugar onde se celebra a reunião, o ‘brunch’ pode ser servido no mesmo lugar (em reuniões pequenas, onde os participantes são poucos), dispondo de mesas auxiliares (ao menos duas) onde se colocará a comida e os elementos necessários (talheres, louças, etc. ). Se é num hotel (utilizados para reuniões mais amplas como um congresso ou seminário), numa sala à parte estará tudo preparado para quando se faça a pausa. Se se celebra numa empresa ou outras instalações onde não se pode contar com serviço de cafetaria, poder-se-á contratar um hotel ou uma cafetaria perto onde terá lugar o evento.






http://www.paparoka.com/brunch/

Deixe o seu comentário