Categorias | Blog

Passo a Passo Cogumelos Portobello Recheados

Publicado a 22 Maio 2012 por Carla Rocha

Eu adoro cogumelos! e de preferência cogumelos frescos.

Fico deveras desiludida quando escolho uma receita com cogumelos e me servem cogumelos de conserva, não é a mesma coisa!

Nunca tinha comido recheados. Já tinha visto algumas receitas e andava sempre a adiar! que asneira. São mesmo saborosos. 🙂

Esta é uma receita extremamente fácil e rápida de fazer. Serviu de entrada para um jantar de Sábado, que é quando tenho mais tempo para puder convidar alguém para vir jantar cá a casa e assim arranjar uma boa desculpa para passar uma tarde na cozinha a inventar coisas novas.

Neste jantar servi uns folhadinhos de alheira (em breve no site) e estes cogumelos recheados. O prato principal foi uma deliciosa Cataplana e a sobremesa o Semifreddo que já cá se encontra!

Os ingredientes são: Cogumelos Portobello, queijo ralado (usei mistura de 3 queijos), bacon fatiado, óregãos e um pouco de azeite.

Portobello Recheados

Os cogumelos que utilizei não eram muito grandes, mas serviram perfeitamente. A embalagem trazia (+/-) 14 cogumelos, dos quais 10 recheei.

Segundo o que andei a pesquisar, os cogumelos não devem de ser lavados em água, pois tira-lhe muito do seu sabor. Eu passeio-os com um pano húmido embora em algumas partes tenha mesmo recorrido à torneira. 🙂

O passo seguinte é separar os pés dos cogumelos do chapéu. Os pés picam-se juntamente com os restantes cogumelos que não se usam.

Aqui o meu medo de fazer tudo perfeito falou mais alto e optei por fazer apenas 10 cogumelos e utilizar os restante no recheio. Tive medo que não houvesse recheio suficiente!

Enganei-me, devia ter optado por fazer mais recheados, porque sim, ficaram tão bons que souberam a pouco!

Portobello Recheados

Depois dos cogumelos picados, foi a vez do bacon.

Comprei um bocado grande de bacon, contudo utilizei-o na cataplana. Como tal resolvi utilizar o que tinha em casa, bacon fatiado.

Portobello Recheados

Fui muito prática. Retirei o bacon da embalagem e nem separei as fatias. Cortei mesmo como estava em cubos.

Portobello Recheados

De seguida foi só refogar os cogumelos partidos com o bacon em cubos, num pouco de azeite.

Portobello Recheados

Escolhi um pirex e untei-o com um pouco de azeite. Também se pode utilizar óleo em spray.

O passo seguinte é começar a rechear os ditos. Aqui tem que se ter alguma calma, pois o recheio cai do chapéu, volta-se a por e tenta-se sempre rechear com a máxima quantidade possível!

Portobello Recheados

Eu usei uma colher de sobremesa para manipular o recheio.

Aqui estão eles já recheados.

Portobello Recheados

Por fim o queijo vai tapá-los!

Misturei óregãos ao queijo e, uma vez mais, tudo o que se põe em cima tem tendência de cair, optei por fazer da seguinte forma:
Fui retirando pequenas porções de queijo (o suficiente para cobrir) e apertando com as mãos, formando uma espécie de bola compacta. Essa bola meti em cima de cada cogumelo. Desta foma evitei que o queijo se espalha-se todo e não cobrisse o cogumelo.

Portobello Recheados

Aqui já todos tapadinhos!

Portobello Recheados

Por fim foi só levá-los ao forno, que já encontrava aquecido a 200ºC, até que o queijo derrete-se.

Retiram-se de forno e servem-se de imediato!

Quem gosta de cogumelos tem mesmo que fazer, são DELICIOSOS. 🙂

Cogumelos Portobello Recheados

Para as quantidades exactas, clique aqui!






http://www.paparoka.com/passo-a-passo-cogumelos-portobello-recheados/

3 Comentários para esta publicação

  1. Opinante Says:

    Logo vou tentar fazer algo do género, mas com outros cogumelos, e só recheados com queijo, a ver vamos como sai! Ah e também leva bacon!

  2. Paula Boto Says:

    Adorei a receita, vou fazer hoje . Está muito bem explicada. Obrigado

  3. ondina lisboa Says:

    tenho os cogumelos ,mas não tinha receita ,vou fazer como entrada para a ceia de Natal a ideia é óptima .deois comento se ficou gostoso

Deixe o seu comentário