Categorias | Enciclopédia, Etiqueta

Tags |

Serviço à Francesa

Publicado a 01 Março 2012 por Carla Rocha

O chamado serviço à francesa é característico de um jantar formal. Nele, os convidados são servidos por um empregado ou empregada especialmente treinados para essa função.
O serviço à francesa segue algumas regras que é preciso observar. A primeira pessoa a ser servida é a senhora que está à direita do dono da casa, depois a que está à direita da que foi servida, e assim sucessivamente, dando volta à mesa e servindo por último o dono da casa. A pessoa que serve deve ficar à esquerda de cada convidado, tanto para colocar os pratos como para servir os alimentos. Mas para colocar e servir bebidas e talheres de sobremesa, quem serve fica à direita. Retire os pratos pela direita, a não ser que isso implique na colocação da mão diante do convidado. Para trocar de pratos, quem serve deve retirá-los com a mão esquerda, colocando o prato limpo com a direita. Esses movimentos são feitos pelo lado esquerdo do convidado. Quando serve as travessas, o empregado deve usar um guardanapo na mão esquerda (dobrado de forma quadrada). Para colocar e retirar pratos, não deve ser usado guardanapo. Estas e outras regras devem ser seguidas num serviço à francesa, já que se trata de um dos mais formais tipos de jantar.
De seguida apresentamos uma imagem elucidativa de como deve de ser a disposição dos utensilios para os diferentes tipos de pratos que servir.

Nos jantares formais os lugares dos convidados são marcados com os seus nomes em cartões especiais (em cima do prato). Os guardanapos devem estar sobre o prato do meio, dobrados de acordo com o gosto do anfitrião, lembrando-se de que as pontas abertas do guardanapo devem ficar para a esquerda. A dobra mais clássica de guardanapo é a rectangular alongada. As toalhas devem ser passadas sem vinco, só com uma dobra no centro. Devem descair, nos lados, no mínimo 25 cm.
Os pratos devem ser colocados em primeiro lugar na mesa, dois dedos acima da borda, para não que se encostem aos convidados. Entre os pratos deve haver uma distância de 50 cm, suficiente para a colocação dos talheres e copos. O prato de salada, quando colocado separado, vai do lado esquerdo do prato principal, abaixo do pratinho de pão. Ele é normalmente do tamanho do de sobremesa e combina com o jogo de porcelana usado. O pratinho de pão fica do lado esquerdo do prato, acima dos garfos (este pratinho pode ser de inox, ou seja, não precisa, necessariamente, de ser igual ao jogo usado, devendo no entanto combinar sempre). Note que os talheres devem estar paralelos, em distâncias iguais. Os talheres são dispostos, em sequência, de fora para dentro. O primeiro prato é comido com os talheres de fora e assim por diante. Os copos devem ser limpos com álcool para ficarem mais brilhantes. Eles são colocados do lado direito do prato, acima das facas. No caso de ser incluída uma taça de champanhe a mesma pode ser colocada acima dos copos, à direita, ou totalmente à direita.

Há algumas providências que necessitam de ser tomadas antes de convidar as pessoas para se sentarem à mesa. Primeiro encha os copos de água. Se for usar pratinho de pão, coloque o pão e uma bolinha de manteiga em cada um. Coloque uma cadeira em cada lugar, deixando a parte da frente do assento no mesmo nível da borda da mesa. Acenda as velas.
Se for servir como entrada um prato frio, ponha-o na mesa antes de anunciar o jantar. Quando tudo estiver pronto, a empregada avisará a dona da casa, e esta convidará todos a passarem à sala de jantar.
Não se esqueça de ter bebidas não alcoólicas para pessoas que não quiserem ou não puderem tomar álcool.

A disposição dos convidados num jantar formal é outro ponto de extrema importância a ser levado em consideração. Isso pode variar de acordo com o número de convidados e o tipo dos mesmos.

Veja nas imagens abaixo alguns exemplos de disposição.
Veja como dispor dois casais numa mesa de quatro lugares. A convidada senta-se de frente para a anfitriã, e o convidado fica na mesma posição em relação ao dono da casa.

Colocando os convidados de honra na cabeceira da mesa, mostrará a importância que lhes dá. Os casais são alternados, ficando o anfitrião ao lado da convidada e a anfitriã ao lado do convidado.

No caso de não se conseguir acomodar os anfitriões ou hóspedes de honra na cabeceira da mesa, coloque duas senhoras nestes lugares, sendo uma delas a anfitriã, que dará a sua direita ao convidado de honra. Em geral, os hóspedes de mais idade são colocados perto dos anfitriões.

No caso de um jantar entre amigos, a escolha pode ser feita de acordo com a preferência da dona da casa, ficando os anfitriões nas cabeceiras da mesa. A anfitriã é a primeira pessoa a se sentar. Os cavalheiros ficam atrás das suas cadeiras até que a dona da casa tome o seu lugar. Depois, puxam a cadeira para a senhora que estiver à sua direita.

O que começou bem, tem que acabar bem. Antes de servir a sobremesa, a empregada limpa a mesa, retirando tudo menos os copos. Dependendo do tipo de sobremesa, pode vir já servida ou então o convidado serve-se do prato, individualmente. O café pode ser servido à mesa, logo após a sobremesa, ou na sala de estar. O processo usual é a empregada trazer uma bandeja com as chávenas, o bule e o açúcar, colocando-a próxima à dona da casa, que então serve os seus convidados. No jantar, formal ou informal, é bastante comum as pessoas ficarem conversando durante algumas horas após o término da refeição. Seguindo estas regras, e as da boa educação, não há como errar.

Bom jantar!






http://www.paparoka.com/servico-a-francesa/

Deixe o seu comentário